Diversidade (Tiago Villano)


Por que pessoas apenas enxergam as coisas de um ponto de vista? e se tornam tendenciosas, preconceituosas e extremistas? Porque possuem uma precária constituição existencial onde são limitadas em dar sentido as coisas, ao mundo e a vida. Quando querem refletir, refletem sobre o mesmo prisma e precisam que outros o apóiem e sirvam de espelho (está vendo? não penso sozinho! tem gente igual a mim)
Assim, infelizmente, se tornam-se engessadas e restritas diante de todas as possibilidades de sentido. Qualquer estrutura que seja ameaçada - gera angústia, insegurança, medo, solidão extrema e ansiedade agúda. Precisam de uma garantia para assegurarem sua precária estrutura existencial. Querem ser igual, aceitam apenas a quem tudo obedece e não suportam a variedade de culturas e modos de viver. E o mundo? O mundo continua mundo... nada muda para eles... tudo permanece o mesmo.

2 comentários:

  1. Tiago,
    muitas vezes os pais são assim. Não estão abertos a novas idéias, e quando nós filhos dizem ou comentam sobre algo novo, não levam em consideração. Podiam usar a experiência que tem aliado com novos conceitos e muita coisa poderia mudar...
    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. É TERRIVEL A PESSOA ENGESSADA,QUE FICA RESTRITA A SUAS IDÉIAS E JULGAMENTOS SOBRE OS OUTROS, QUE INFELIZMENTE PERDE A OPORTUNIDADE DE SABOREAR AS VARIEDADES QUE EXISTEM NA VIDA. QUE BOM É QUANDO A PESSOA TEM A CAPACIDADE DE ABRIR OS OLHOS E DESPERTAR PARA UMA REALIDADE DE VIDA MAIS BONITA,MAIS LEVE.SEM DÚVIDA ELA SE TORNA UMA PESSOA BEM MELHOR.

    ResponderExcluir