Amparar-se (T.Villano)



Outro dia escutei um profissional dizer - "Você precisa de apoio, procure um padre, um rabino, um professor ou um mestre". Devo refletir sobre isso, e fazer uma pequena digressão.
Quando nascemos e fomos lançados ao mundo é digno que nossa vida dependa de uma mãe ou alguém que exerça seu papel. Depois precisaremos de peito e de leite materno. Assim, com o passar dos anos chegaremos a mamadeira na mamadeira e logo nas sopas e papinhas. mais anos se passam e então já aprenderemos a comer sozinhos. Quando adultos teremos que nos a ver com a solidão, a angústia e o desamparo. Logo, nos damos conta que somos ou teríamos de ser responsáveis e temos que trabalhar para nosso sustento.
Muito bem. Agora, por que um profissional aconselha um outro ser humano a regredir e procurar uma outra teta substituta, um apoio que o levará de novo a dependência e a submissão? Como adultos e seres humanos devemos ter a maturidade de incentivar esse ser humano a encontar apoio sim, mas em si mesmo. Por que não ensinar a construir para si recursos internos que possibilitem que esse homem, encontre amparo em seu desamparo e faça de sua solidão um lindo jardim? Ele já não pertence ao reino da infância e se pertencer, que possamos ajudá-lo, sem reforçar a dependência, a resgatá-lo no estágio onde se perdeu, onde se estagnou para assim devolver-lhe os caminhos onde sua maturidade poderá lhe ser devolvida - ele e só ele poderá chegar nesse caminho.
O que fazemos é apenas lhe dar espaço, ouvir e abarcar sua angústia, seu desespero - para então, devolver-lhe a si mesmo. Depois que abarcarmos o seu terror e o devolver-mos a si próprio, com caminhos menos nebulosos e com pensamentos mais serenos -caberá a ele decidir, escolher. Devemos ajudá-lo a se responsabilizar por suas escolhas e por suas decisões, não a deixar que um Padre, um rabido, um professor ou um mestre, tome decisões por ele, faça escolhas por ele e reforce um estado de inutilidade e descrença em sua própria força e em seu próprio vigor.
Devemos estar solícitos as suas necessidades e assim, fazê-lo recuperar sua dignidade, equilíbrio e força interior. Para então de uma vez por todas ser ele novamente senhor de si mesmo, sem se fechar a dor, pois por onde ela entra, também entra a alegria. Mas, não é fácil viver, a existência é um diamante precioso, onde a lapidação se torna um esforço contínuo.
Como dizia o poeta: "Se você quer organizar seu país, organize suas cidades. Se você quer organizar suas cidades, organize seus estados. Se você quer organizar seus estados, organize suas famílias. E por fim, se você quer organizar suas famílias - ORGANIZE A SI MESMO.

3 comentários:

  1. Grande Tiago...

    Acho que o "profissional" em questão não detinha o seu conhecimento...se o detinha, faltou com a ética ao transferir uma responsabilidade que lhe cabia cumprir, ou seja, situar a pessoa e lhe ser um facilitador.

    Gostei muito de seu artigo, que de forma suscinta encerra a grande verdade de que tudo começa em si mesmo.

    Grande abraço e parabéns pelo blog que ja acompanho a algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. SOMOS DIAMANTES QUE DEVEM SER LAPIDADO
    CADA DIA> OBRIGADO POR ME AJUDAR COMO
    PROFISSIONAL CAPACITADO,

    NÁDIA ALEXANDRUK

    ResponderExcluir
  3. Amigo Tiago...
    como você sempre diz, resolver as questões consigo mesmo. E você sempre nos ajuda a realinhar as idéias e superar tudo. Parabéns..

    Sérgio Ricardo

    ResponderExcluir